quarta-feira, 10 de junho de 2009

DONS QUE NOS AJUDAM A SERVIR UMA AOS OUTROS

DONS QUE NOS AJUDAM A SERVIR UMA AOS OUTROS




"SERVI UNS AOS OUTROS, CADA UM CONFORME O DOM QUE RECEBEU, COMO BONS DESPENSEIROS DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS". (1 Pedro 4:10)




"TODO CRISTÃO POSSUI UM DOM"


Se você recebeu Jesus como Salvador, possui um dom especial; não se trata de um talento natural, como a habilidade de tocar bem um instrumento, ser uma estrela do atletismo, ou um estudante destacado. É um dom espiritual, uma evidência da graça de Deus operando em sua vida. Ele lhe dá uma percepção especial das coisas que o capacitará a servir outros – especialmente outros cristãos. Cada membro do corpo de Cristo recebe um dom. É por isso que todos precisamos uns dos outros. Usando os nossos dons, podemos crescer como cristãos (Leia com as crianças e explique Efésios 4:12,13) e trabalhar juntos em harmonia para o Senhor (Leia com as crianças e explique Efésios 4:12-16).


"VOCÊ CONHECE O SEU DOM?".


Romanos 12:6-8 lista sete dons espirituais. Pense sobre cada um e pergunte a si mesmo qual destes foi concedido por Deus a você. (Leia com as crianças e explique Romanos 12:6-8). Que dom descreve melhor a maneira como você observa as pessoas e as situações?


PROFECIA: Como dom espiritual, profecia não é a capacidade de prever o futuro e não se destina apenas aos pregadores. Os cristãos que possuem esse dom podem discernir rapidamente o que é certo e errado e estão dispostos a confrontar o erro onde quer que o encontrem. Esses "profetas" podem parecer bastantes rígidos ou críticos; mas, à medida que crescem no Senhor, usam sua maravilhosa habilidade para detectar o que está errado e falar a verdade, a fim de que outros sejam convencidos do pecado, se arrependam e comecem a agir bem. Pedro falou profeticamente ao confrontar os judeus sobre a sua responsabilidade pela morte de Cristo, convencendo milhares a se aproximar dele para serem salvos (Leia em casa e explique para as crianças Atos 2:14-42).


MINISTÉRIO: Outro dom de Deus é a habilidade para ver trabalhos que precisem ser feitos ou saber como faze-los. Este dom é chamado de "ministério" ou serviço. Você deseja com freqüência ajudar outros? Tem mãos habilidosas? Age rapidamente, servindo o vizinho idoso, levando o lixo para fora ou recolhendo as folhas diante da casa dele? Você talvez se ofereça para cuidar da sua irmãzinha para que sua mãe possa estudar a lição da Escola Dominical.

Os "servidores" quase sempre ajudam de maneira a libertar as pessoas, a fim de usarem o seu próprio dom para o Senhor. Febe se dedicou a servir Paulo e outros que estavam ocupados no trabalho do Senhor (Leia com as crianças e explique Romanos 16:1,2).


ENSINO: Os cristãos com o dom de ensinar estão sempre fazendo perguntas, como "Por quê?" Ou "Isso está certo?" Eles percebem detalhes e gostam de pesquisar por si mesmos. Ensinam, mas também ajudam outros cidadãos ao encoraja-los a ser bons estudantes da Palavra de Deus. Se você quer sempre ter a certeza de que algo está correto e é verdadeiro, seu dom pode ser o do ensino.

Lucas abordava as situações como um professor. Quando escreveu seu relato do evangelho, sua principal preocupação foi assegurar aos leitores de que estava fazendo um registro exato da vida de Jesus (Leia com as crianças e explique Lucas 1:1-4).


EXORTAÇÃO: Você nota os problemas das pessoas e quer ajudar a resolvê-los? Gosta de inspirar outros, encorajando-os a agir certo? Esse é o dom da exortação. Os que possuem esse dom querem que todos obedeçam ao Senhor e se fortaleçam nele. Como os bons treinadores, eles pensam muitas vezes em maneiras simples de corrigir um problema e produzir crescimento. Na sua pregação, oração e escritos, Paulo mostra que seu maior desejo era ver os cristãos amadurecerem em Cristo (Leia em casa e explique para as crianças Efésios 3:14-21). Enquanto trabalhava com outros, Paulo compartilhava continuamente princípios práticos de modo a ajudar os crentes a alcançarem seu pleno potencial.


CONTRIBUIR: Você não precisa ser rico para ter o dom de contribuir, mas, se possui esse dom, estará provavelmente atento às necessidades que outros talvez não percebam. Os indivíduos generosos se esforçam para usar seu tempo, dinheiro e talento sabiamente e encorajam outros crentes a fazer o mesmo. Maria de Betânia percebia a vida com olhos generosos: ela viu a necessidade de Jesus de ser amado e apreciado, honrando-o então de maneira muito especial ao ungir seus pés com um perfume de alto preço (Leia com as crianças e explique João 12:3-8).


LIDERANÇA: Você gosta de organizar, de preparar planos para desenvolver projetos? Sabe dar a outros um trabalho a ser feito, inspira-los a dedicar-se a ele e depois supervisionar o projeto até que tudo esteja terminado? Você talvez seja aquele que organiza os colegas, a fim de fazer uma festa surpresa para o professor da Escola Dominical ou começa um estudo bíblico na sua vizinhança. Caso positivo, o seu dom pode ser o da liderança. Neemias foi um crente que Deus usou como líder (Leia com as crianças e explique Neemias 2:17,18 e Neemias 6:15).


MISERICÓRDIA: Alguns cristãos percebem rapidamente o sofrimento de outros. Quando um amigo tira uma nota baixa ou perde um animal de estimação, o cristão que possui o dom da misericórdia quer imediatamente oferecer consolo. Os misericordiosos consolam outros de um modo que os fortalece, renovando também a sua fé em Deus. Eles têm o cuidado de não ajudar fazendo coisas que os outros devem fazer sozinhos. Filemom consolava freqüentemente outros cristãos; foi por essa razão que Paulo soube que ele mostraria misericórdia a Onésimo (Leia em casa e explique para as crianças Filemom versículos 4, 5, 7 ,10, 20 ,21).


PORQUE É IMPORTANTE QUE APRENDAMOS A RESPEITO DOS DONS ESPIRITUAIS?


Aprender sobre os dons ajudará você a ver como pode servir melhor o Senhor e a apreciar outros crentes. Um dia você irá estar diante de Deus e terá de explicar o que fez com o seu dom. Peça a Deus para ajuda-lo a ver qual o seu dom e começar a fazer uso dele. Valos ler 1 Pedro 4:10 novamente e decora-lo.

Você descobriu o seu dom espiritual? Caso negativo, tente usar alguns deles. Seus amigos piedosos irão confirmar os que Deus abençoou. Você vai descobrir que é fácil e até divertido usar o seu dom. A palavra grego para o "dom" contém a palavra para "alegria". Os dons contêm alegria. Vamos pedir a Deus que nos ajude a usar nossos dons para trabalhar juntos com alegria, dando glória a Ele.

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário