segunda-feira, 22 de junho de 2009

MENSGENS - TRÊS MANEIRAS EM COMO DEUS QUER USAR AS SUAS EXPERIÊNCIAS


TRÊS MANEIRAS EM COMO DEUS QUER USAR AS SUAS EXPERIÊNCIAS      
Escrito por Rick Warren   
Sexta, 27 Junho 2008 01:00
Deus quer usar-te

Deus não quer que você desperdice as suas experiências. Ele quer que você as use para o tornar num ministro mais eficiente. Há três maneiras em como Deus quer usar as suas experiências para torná-lo num melhor ministro.

{dropcaps on}

Rick Warren, colunista convidado do Diário Cristão

 

Eu gosto de biscoitos com pepitas de chocolate. Gosto tanto deles que até sei como fazê-los. Nem preciso de receita. Porém, se comer os ingredientes individualmente eles sabem a cuspido de tartaruga!

Já alguma vez comeu margarina? Nem experimente. Ovo cru? Mau. Sal ou açúcar sem mais nada? Blargh! Fermento? Não presta. Pepitas de chocolate? Ora, isso sim, é bom. Um em seis não é mau. Vá-se lá saber como, quando você junta cinco coisas más com uma boa e mistura tudo, é tão saboroso que come metade da massa ainda antes de fazer os biscoitos.

Pastor, isso é o que Deus quer fazer com as suas experiências. Ele quer pegar em mau, mau, mau, mau, mau, bom e torná-lo num grande pasteleiro! Ele é um profissional nestas coisas. Deus não quer que você desperdice as suas experiências. Ele quer que você as use para o tornar num ministro mais eficiente.

Há três maneiras em como Deus quer usar as suas experiências para torná-lo num melhor ministro:

 

1. Use-as para ministrar outros.

Paulo conta-nos em 2 Coríntios 1:6-7: "Tem sido através de tribulações que vos temos levado o alívio e a salvação de Deus. Mas no meio dessas provações Deus nos confortou, o que se tornou em vosso benefício, pois pudemos mostrar-vos pela nossa experiência pessoal a maneira como Deus ajuda todos os que passam pelos mesmos sofrimentos. Ele vos dará, pois, a força para suportá-los igualmente."

Deus conforta-nos, ajuda-nos e fortalece-nos quando passamos por dificuldades. Assim, nós podemos confortar, ajudar e fortalecer outros quando eles passam pelas mesmas coisas. Deus ajuda-nos para que possamos ajudar os outros. O Senhor quer que você use todas as experiências por que passou para ajudar também alguém.

Quem melhor para ajudar alguém com um cancro do alguém que já ultrapassou um cancro? Quem melhor para ajudar alguém com problemas de vício do que alguém que já passou por problemas de vício no passado? Quem pode ajudar melhor os pais de um jovem que se despistou na vida, se não alguém cujo filho ou filha se desorientou também na vida?

Deus nunca desperdiça uma mágoa. Eu já disse isso vezes sem conta na minha igreja. E isto é válido também para os pastores. O Senhor quer que você use estas pessoas para ministrar outras. Aquilo que mais o embaraça, o que você mais lamenta – Deus quer usá-lo para ajudar outros. Mas, pastor, antes de isso poder acontecer você tem de ser franco. Se você se abrir em relação a essa dor pode tornar-se no seu maior ministério. Você ajuda sempre mais pessoas pelas suas fraquezas do que pelas suas forças.

 

2. Use-as para motivar os outros.

As suas experiências podem ser inspiradoras para as pessoas porque você passou por coisas e lugares que eles não passaram. E você pode motivá-los

A Bíblia diz-nos em 1 Tessalonicenses 5:11: "Animem-se uns aos outros." Uma grande parte do nosso trabalho de ministério é ajudar, encorajar e fazer crescer os outros. As suas experiências podem ajudar a atingir isto.

As suas experiências dão esperança às pessoas. Você prova-lhes que eles podem ultrapassar os seus problemas.

Dê esperança às pessoas e fará esvaecer o medo que os atormenta. Quando anda numa montanha-russa pela primeira vez, acaba por ser confortante quando o tipo à sua frente diz, "Esta é uma bela volta. Já andei aqui cinco vezes." Aí você apercebe-se que vai conseguir sobreviver. Se o tipo da frente sobreviveu, você também vai provavelmente sobreviver. Isso é encorajador!

Pastor, a sua pregação tem este poder sobre as pessoas. Quando se fala de experiências pessoas é sempre mais eficiente do qualquer outro tipo de ensinamento. A mais poderosa forma de contar algo é contá-lo da forma mais pessoal. Quando você fala das suas próprias experiências, particularmente as mais difíceis, está a motivar as pessoas a perseverarem, apesar dos seus problemas.

 

3. Use-as como modelo para os outros.

Paulo diz em Filipenses 3:17: "Peço-vos também, irmãos, que sejais meus imitadores, e aprendeis daqueles que conduzem as suas vidas de acordo com a nossa." Paulo pede à igreja de Filipos para seguirem o seu exemplo; ele vai ser o modelo.

Paulo sabia que todos nós precisamos de modelos. Imitar faz parte da natureza humana. Praticamente tudo o que você aprendeu nos seus primeiros cinco anos de vida foi por imitação.

Não há problema algum em ter membros da sua igreja a imitá-lo.
Você não é perfeito, eu não sou perfeito; só Jesus é perfeito. Mas sempre é melhor que os membros da sua igreja o tenham a si como modelo do que uma qualquer celebridade de Hollywood obcecada consigo mesma. Você está a tentar seguir Jesus. Se você está a tentar seguir Jesus, então, é uma coisa boa que os outros o estejam a seguir.

Você precisa de ter modelos na sua própria vida, e precisa de ser um modelo. Se não está a ser um modelo, então você está a desperdiçar as suas experiências.

Deus nunca desperdiça experiências – sejam boas ou más. Ele quer usar as suas vivências para o tornar num ministro mais eficiente. Você irá permiti-lo?

_______________________________________

Rick Warren é o pastor fundador da Igreja Saddleback em Lake Forest, na Califórnia, uma das maiores e mais conhecidas igrejas dos Estados Unidos da América. Além disso, Rick é autor do campeão de vendas do New York Times "The Purpose-Driven Life and the Purpose-Driven Church", que foi considerado um dos 100 livros Cristãos que mudaram o Século XX. É também fundador da Pastors.com, uma comunidade global na Internet para reverendos. Copyright 2005 Pastors.com, Inc. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário