quarta-feira, 24 de junho de 2009

MENSAGEM/ENSINO - As fases do verdadeiro Arrependimento

CREDITOS PARA: -- Wagner -- <euacreditosim@gmail.com>
BY: **((troca atividade biblica))** As fases do verdadeiro Arrependimento
 


AS FASES DO VERDADEIRO ARREPENDIMENTO  
 
Por Pr. Aluizio de Moraes Filho - 11/03/2009
 

"o que o homem semear isto ele colherá."

 

Nada que fazemos neste mundo é insignificante. Cada ato é uma semente e seus frutos dependeram do que plantamos e de como plantamos, isto é, de onde plantamos e quando plantamos. Estes frutos também dependeram de como cuidamos do que foi plantado. Tudo isto é válido tanto para boas como más sementes, e como sabemos uma pequena semente pode resultar numa grande árvore. Cada ato bom se torna um verdadeiro protetor no castelo de nosso testemunho, assim como cada ato mal é um verdadeiro inimigo de nosso testemunho, um acusador implacável contra as nossas vidas. Sabedores de que "tudo que o homem semear, não importando se é bom ou ruim, isto ele colherá", o que podemos fazer para impedir esta nefasta sina de colhermos os desastrosos frutos de nossos erros? Como uma ação boa não compensa uma ação má somente o arrependimento poderá deter o desenvolvimento desta má semente no solo de nossas vidas, assim sendo o arrependimento é insubstituível para o benefício de nossas vidas. É apenas pelo arrependimento que podemos impedir que o que porventura tenhamos semeado de maligno em nossas vidas venhamos a colher tragicamente em nossas vidas. E quando mais cedo nos arrependermos menores ou mesmo nulas serão as conseqüências.
 
Um dos significados na língua hebraica da palavra pecado é errar o alvo ou desvio, e da palavra arrependimento é voltar atrás ou retornar do seu desvio. Aí surge uma pergunta: O quanto teremos nos arrepender? Isto dependerá do quanto nos desviamos. Aquele se desviou muito terá que igualmente se arrepender muito; e quem se desviou pouco tem que se arrepender pouco, porém todos igualmente terão que se arrepender.
 
São quatro as fases do verdadeiro arrependimento, que são:

  1. Conscientizar-se totalmente que pecou, reconhecendo seu erro e confessando como Davi num "grito" de uma alma arrependida dizendo: "Pequei!"
  2. Envergonhar-se e lamentar-se sinceramente, desejando nunca ter cometido o erro.
  3. Decidir firmemente nunca mais repetir o erro.
  4. Fazer o contrário de seu erro com o acerto da boa ação. Este princípio fica claramente demonstrado através da orientação apostólica, que nos diz: "Alguém roubava? Não roube mais! Antes trabalhe, e com o fruto de seu trabalho dê aos necessitados"
     

A respeito do pecado a Bíblia nos ensina que á aqueles que se apressam para fazer o mal, como está dito nos Salmos: "seus pés se apressam para derramar sangue." No verdadeiro arrependimento devemos nos esforçar plenamente para fazer boas obras ou boas ações. Logo, eu me atrevo a dizer que devemos ter o mesmo entusiasmo, ou ainda maior, em fazer o bem em vez de fazer o mal. Infelizmente, normalmente o mal se faz muito bem, e o bem se faz muito mal. Precisamos ser aqueles que correm para fazer o bem, e o bem que fizermos o fazermos excepcionalmente bem feito, seguindo os passos de Jesus, "que tudo fazia excelentemente bem!"
 
Quando um pecador se converte de verdade, todas as suas faltas devem também se converter, convertendo-se em virtudes. Pois aonde abundou o pecado superabundou a graça de Deus.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário