segunda-feira, 22 de junho de 2009

MENSAGEM - VC sabe o quanto vale?



VOCÊ SABE QUANTO VALE?
 
Autor(a): PR. WALTER SANTOS BAPTISTA
 
Pastor da Igreja Batista Sião em Salvador, BA (O autor é Terapeuta de Família e de Casal)

A pergunta não é sem propósito. Afinal, em sã consciência, reconhecemos a fragilidade e limitação da pessoa humana. Por esse motivo, Davi, o rei-poeta, pergunta: "Que é um simples ser humano para que penses nele? Que é o ser mortal para que te preocupes com ele?" (Sl 8.4). Não obstante, a Bíblia é pródiga em atestar a dignidade, e o valor infinito da pessoa humana. O mesmo Salmo 8, no verso seguinte assegura, "No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei", ou seja, rodeado de glória (kabod) e honra (hadar).

Nesse ponto, a filosofia e a ciência estão de mãos dadas com a Bíblia ao colocar o ser humano no topo da criação:
§ Você é dotado de preeminência sobre outras criaturas (Gn 1.28; Sl 8.6; 82.6: Mt 6.26);
§ Você é um ser espiritual (Jó 32.8; Pv 20.27; Ec 12.7; At 7.59; 2Co 4.16);
§ Você tem um valor infinito (Jo 3.16; 1Co 6.20; 1Pe 1.18,19; Ap 1.5).

Com tal valor e características especiais, você é um ser muito especial. E, então, voltamos à pergunta, você sabe, realmente, quanto vale?

VOCÊ VALE O AMOR ETERNO E INFINITO DE DEUS

Uma prova desse amor é que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Isso ocorre no aspecto pessoal. Quer dizer, você é um indivíduo com desejos seus, todos seus. Você pensa, sente, decide e age por si mesmo. Você tem direitos e liberdades individuais.

Isso se estende ao aspecto moral. Você conhece as regras morais, e quando as quebra, precisa sofrer aquele sentimento, talvez estranho, chamado "consciência". Saiba, no entanto, que é uma marca do amor de Deus por você.

Também no fato social: você tem necessidade de uma relação pessoal: alguém precisa de você e você precisa de alguém. É outra marca de Deus. Já leu na Bíblia, "não é bom que o homem esteja só"? O ser humano não pode viver sem relacionamentos.

Em propósitos. Você precisa de orientação na vida. Deus não nos criou e abandonou no mundo, porque sempre deu direção e orientação a indivíduos, a grupos e nações, razão porque é chamado no Antigo Testamento de Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó, ou Deus dos patriarcas e Deus (do povo) de Israel, porque Ele sempre amou as pessoas, e cada uma individualmente.

Fomos condicionados por nossa sociedade a pensar que depender de Deus é sinal de fraqueza. Imagina-se que tem sucesso quem vence sem ajuda, quem enfrenta a vida só, quem dispensa a mão de apoio, especialmente de Deus. Esse é um conceito do mundo ocidental onde vivemos; no Oriente, é diferente; praticamente todos sentem a dependência do "mundo espiritual" como parte da vida.

Talvez você tenha o terrível sentimento de que é rejeitado pela família, pelos colegas, pelo mundo que lhe trata mal. Mas Deus não o rejeita: Ele sente e expressa amor por você. Ë verdade que somos pecadores; é verdade que queremos viver como se as leis de Deus nada valessem. Mas é igualmente verdade que a Bíblia diz que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3.23), e vai além explicando que você é muito especial para Deus. Daí o sentido de "nascer de novo". Você é tão especial que Deus permite, espiritualmente falando, que você nasça de novo pelo arrependimento e fé em Jesus Cristo.

VOCÊ VALE O FILHO DE DEUS

É como diz a Palavra Santa: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). Jesus Cristo é ao mesmo tempo um mistério na história humana e uma realidade extraordinária e gloriosa. Jesus é o centro da oposição, e por outro lado é objeto de devoção e adoração, de modo que o que pensamos a Seu respeito influencia o nosso pensamento e controla as nossas atitudes.

Jesus Cristo é tão singular em relação a você que a Bíblia diz "A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos" (1Co 5.19). Diz, ainda, que o efeito da fé em Cristo é "vida". Leia o seguinte: "Estes [milagres] foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele" (Jo 20.31).

Trazendo vida, Ele é o renovador da imagem de Deus no ser humano, em você. É sinal, portanto, de que Deus não o abandonou. Em Jesus, vemos o tipo de pessoa que Deus quer que sejamos, pois Ele é o ideal e a meta do nosso destino. E, assim, o apóstolo Paulo fala do plano original de Deus em Romanos 8.29: Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho". Por isso, "Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus" (Rm 8.1).

VOCÊ VALE A ETERNIDADE

Por definição, é muito difícil falar da eternidade. No entanto, pela Bíblia, como se torna fácil e adequado! Observe que você vale a herança da eternidade. Veja o que diz a Bíblia sobre esse tocante assunto:
"Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre. De fato, nós sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Esta casa não foi feita por mãos humanas; foi deus quem a fez, e ela durará para sempre. Por isso gememos enquanto vivemos nesta casa de agora, pois gostaríamos de nos mudar já para a nossa nova casa no céu. Aquela casa será o nosso corpo celestial" (2Co 4.16-5.2).

Que é a eternidade? Pelo que aprendemos na Bíblia, podemos extrair dois conceitos:
§ É estar com Cristo: "Estou cercado pelos dois lados [diz Paulo], pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que é bem melhor" (Fp 1.23). Quer dizer que todas as barreiras serão derrubadas, frustrações serão passadas, dúvidas, resolvidas, solidão, desencorajamento, tudo dará lugar à alegria de estar com Jesus Cristo. Em outro local, Paulo explica, "Estamos muito animados, pois sabemos que, enquanto vivemos neste corpo, estamos longe do lar do Senhor" (2Co 5.8).

O Pr. Billy Graham conta de um garotinho viajando sozinho de trem. Era um dia muito quente, os passageiros estavam incomodados pelo calor, a paisagem era a do deserto do estado do Arizona (nos EUA). Uma senhora perguntou ao menininho: "Você não está cansado dessa viagem tão comprida?" O menino sorriu e respondeu: "Um pouco, mas não me incomodo: meu pai está me esperando no fim da viagem". É o que Paulo diz em Filipenses 1.23, já citado acima, pois o nosso Pai nos aguarda no fim da viagem.
§ A eternidade é ser como Cristo. Esse é um privilégio ainda mais elevado. Não apenas recebemos perdão, mas haverá transformação, mudança, seremos com Cristo. Na primeira Carta de João está dito: "Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isso: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos como ele, pois o veremos como ele realmente é" (3.2). E Paulo acrescenta: "Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas" (Fp 3.20,21).

Pois essa herança pode ser sua, porque dignidade e valor para isso você já possui. É uma questão de acertar ou recusar a herança.

Você sabe quanto vale? Seu valor tem o tamanho do amor de Deus, vale o sacrifício de Jesus Cristo e você vale a eternidade.

Obs.: As citações foram extraídas da Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Barueri, SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 2001.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário