segunda-feira, 22 de junho de 2009

MENSAGEM - DEUS CUIDA?



DEUS CUIDA?
Salmo 23.

Certa vez ouvi o desabafo de uma mulher divorciada que ficara com o encargo de terminar de criar seus três filhos sozinha, praticamente sem nenhuma pensão do ex-marido. Ela dizia:
    "T
odo mundo pensa que eu sou forte, mas eu não sou forte, não. Eu estou cansada de bancar a forte. Tenho que ser pai e mãe ao mesmo tempo. Além dos meus problemas, as pessoas ainda me procuram para ajudá-las.
     Eu estou cansada. Eu não sou forte.
     Eu cuido de todo mundo, mas ninguém cuida de mim. Eu preciso de alguém que cuide de mim". 

Alguma vez você já se sentiu assim, cuidando de todo mundo, mas sem ninguém pra cuidar de você?

     O Rei Davi, autor deste salmo, registra um maravilhoso e eterno testemunho:
     - O Senhor é o meu pastor!

      Depois de passar por várias guerras, lutas, rebeliões, graves problemas familiares e um monte de coisas mais, ele olha para trás e percebe que Deus sempre estivera ao seu lado, cuidando dele. Ao dizer "O Senhor é o meu pastor", na verdade ele está dizendo:

DEUS CUIDA DE MIM!

     Na sua juventude ele tinha sido um pastor de ovelhas, por isso, para retratar o cuidado de Deus sobre a sua vida, o rei Davi traça vários paralelos entre Deus e um pastor de ovelhas exemplar:

 

1. Deus supre as necessidades básicas dos seus filhos.
    "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" - vs 1.

   
Um bom pastor jamais deixava faltar água e alimento
para suas ovelhas.

       Foi o próprio Jesus quem garantiu, em Mateus 6.31-32: "Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que havemos de vestir... Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso".
     Tranqüilize seu coração:
DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM)


2. Deus conduz os seus filhos.
    "Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome" - vs. 2-3.

    Um bom pastor jamais deixava de conduzir suas ovelhas. Sempre à frente, garantia-lhes a segurança.

     O profeta Isaías afirma(58.11): "O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham".

    Precisamos ser honestos e admitir que às vezes nos sentimos desorientados; mas, uma coisa eu aprendi neste caminho: A direção de Deus em minha vida são como os sinais de trânsito: Uma placa de cada vez, no ponto certo do trajeto.

      Portanto, caminhemos com fé, até encontrarmos a próxima "placa", a próxima orientação. Não sofras: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM).


3. Deus protege os seus filhos – vs. 4.
    "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".

    Um bom pastor jamais deixava de proteger suas ovelhas, lutando contra lobos, ladrões e chacais.
    
     Mais uma vez, é o profeta Isaías que nos conforta (41.11-14): "Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão. Quanto aos que pelejam contigo, buscá-lo-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão. Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei. Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel".

Não temas: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM).



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário