segunda-feira, 22 de junho de 2009

MENSAGEM - Mude, Enquanto pode!



Mude, Enquanto pode!
Lucas 19.1-10
 
Autor(a): PR. JORGE LUIZ CÉSAR FIGUEIREDO
Pastor da Primeira Igreja Batista em Cajueiro - Recife-PE
 
A bíblia é um livro que trata sempre de mudanças, quero compartilhar algumas reflexões sobre esse texto de Lucas 19:1-10. Talvez outro tema para esse sermão fosse: "O dia que Zaqueu resolveu mudar". Quem era Zaqueu? um cobrador de impostos para o governo romano, ou seja, um publicano, ele era odiado dos seus compatriotas Judeus, pois cobrava impostos abusivos e até com pratica de extorsão, não quero aqui, entrar em uma análise pessoal na conduta moral de Zaqueu, mais apenas traçar o quadro sobre o qual essa história se desenvolve, para a partir daí tirarmos algumas conclusões:

1. Zaqueu estava insatisfeito com a vida que levava, era rico. Tinha bens, família, mais interiormente era alguém frustrado, talvez até vítima de algum complexo de rejeição. Porém a narrativa nos permite imaginar que ele resolveu parar um dia e analisar sua vida, colocações como: de que me serve o dinheiro, a posição, as propriedades se me falta à paz interior?
possivelmente passaram pela sua mente. A segunda conclusão que podemos tirar do texto e que:

2. Zaqueu buscou o novo para sua vida. Ele procurou Jesus, quantas história ele já ouvira a respeito de Jesus, e de quem encontrava com Ele não era mais o mesmo. Uma alegria irradiava a vida dos seus seguidores, como eles eram felizes sem ter nada do que ele tinha.

3. Zaqueu tomou Uma decisão que mudou sua vida - Ao ouvir de Jesus que iria a sua casa, Algo novo aconteceu a Zaqueu, uma experiência que ele jamais sentira, uma alegria diferente inundava seu ser. Ao receber Jesus, Zaqueu lhe comunica a decisão de mudar, de ser diferente, essa comunicação veio na forma de disponibilizar-se a devolver, restituir o que ele tirou dos outros e ainda mais, doar parte do que era seu. Ele tomou a decisão de renunciar a tudo aquilo que o impedia de ter uma vida feliz.

A vida daquele homem jamais foi à mesma, depois daquela decisão. Ele ouviu de Jesus, hoje veio salvação a esta casa.
Apliquemos esta história as nossas vidas? Como está tua vida? Estais satisfeitos com ela? Como tens vivido? A bíblia diz que se alguém está em Cristo é nova Criatura, tem vida nova. Muitos estão dentro de igreja há anos, mais ainda não mudaram, não foram transformados. Muitos têm desejo de mudar, mais estão presos a coisas que julgam importantes e não querem abrir mão delas.
Se ao analisar a tua vida você chegou a conclusão, que nada está bem, você pode tomar varias decisões: mais com certeza a mais sabia será mudar. Será buscar o que pode de dar alegria e felicidade, só Jesus pode fazer isto em tua vida.

Há pessoas que são infelizes presas a magoas, alguma são infelizes porque foram magoados e outros porque magoarem e nunca tiveram coragem de se libertarem disso. Outras vivem presas a pecados que tem destruído suas vidas. Se sua vida não está bem, mude. Faça como Zaqueu, busque a motivação certa para vida, Jesus cristo, o salvador e como Zaqueu, escute de Jesus, hoje veio salvação a está vida.

Mude enquanto pode, mude antes de perder os melhores momentos da sua vida, pois eles não voltam. Mude enquanto a esperança. Mude para Jesus, ele o caminho e a solução para todos os problemas. Que Deus te abençoe.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário