quarta-feira, 24 de junho de 2009

MENSAGEM/ENSINO - EVANGELIZE HOJE O HOMEM DE AMANHÃ

CREDITOS PARA: -- Wagner -- <euacreditosim@gmail.com>
BY: **((troca atividade biblica))** EVANGELIZE HOJE O HOMEM DE AMANHÃ


l. AS CRIANÇAS DE HOJE – QUE TIPO DE HOMENS SERÃO AMANHÃ?
Como será o homem de amanhã?
Antes de olhar para o futuro e fazer conjecturas sobre como serão e como viverão os homens amanhã, deveríamos olhar para o agora, e verificar como são e como vivem as crianças de hoje.
Hoje, infelizmente, está difícil olhar para as crianças e observar a inocência, a pureza, a ingenuidade, a beleza, o sorriso, as brincadeiras, as cantigas, a felicidade na escola, no lar e a própria esperança.
Hoje, milhões de crianças desamparadas nos colocam diante de um monstruoso quadro de dor, de lágrimas, de tristeza, de fome, de exploração, de abandono, de engano, de frustração, de miséria, de abuso sexual, de droga, de promiscuidade, de delinqüência, de crime, de analfabetismo, de violência, de suicídio, de morte e de desesperança. Crianças perdidas!
Outras, embora de condição social bem elevada, são mantidas o dia todo fora de casa, em colégios e em aulas de música, de ginástica, de inglês, de judô, etc. Quando estão na rua, estão dentro de um automóvel e, quando em casa, estão diante de um computador.
Outras ainda, que raramente vêem seus pais, pois ambos trabalham fora, passam a maior parte do tempo diante da televisão e se alimentam de espetáculos de violência, de intrigas, de cenas sexuais.
Diante deste quadro, perguntamos: "O que virá a ser, pois, este menino?" (Lc 1:66).
Existem milhões de crianças sem Cristo. O que acontecerá amanhã com o menino de rua? Com o menino da vila? Com aquele cujos pais se separaram? Com o menino do asilo ou casas de internos? Com as crianças que são deficientes? O que acontecerá amanhã com o menino que convive com as guerras e rumores de guerras que acontecem em todos os continentes? Quantas crianças cujas famílias desapareceram, ou que estão em campos de refugiados, ou que procuram no lixo algo para comer.
Que tipo de homens estas crianças serão amanhã?
2. OS HOMENS DE HOJE – COMO FORAM NO TEMPO DA INFÂNCIA?
Veja logo abaixo a idade em que as pessoas recebem a Cristo como seu Salvador pessoal, conforme registrado no "Hand Book on Children's Evangelism" de Lionel Hunt, publicado pela Moody Press. Os números desta pesquisa demonstram, de maneira inequívoca, qual a melhor idade para a evangelização e a conversão.
COM QUE IDADE SE RECEBE A CRISTO?
Antes dos 5 anos - 1%
Dos 5 aos 15 anos - 85%
Dos 15 aos 30 anos - 10
Após os 30 anos - 4
As crianças são importantes para Deus. Elas têm uma alma imortal e uma vida inteira pela frente. Elas ouvem e atendem à mensagem do Evangelho mais prontamente do que qualquer outro grupo de pessoas.
Outras pesquisas comprovam o fato de que se uma pessoa não receber a Cristo quando criança, dificilmente o fará na idade adulta:
Georg W. Truet, ao entrevistar 1.200 crentes, constatou que 96% deles recebeu a Cristo antes dos 21 anos.
A Divisão de Pesquisa de Educação Cristã de uma grande editora evangélica nos Estados Unidos entrevistou 1.417 professores de 116 igrejas e constatou que a grande maioria das decisões por Cristo ocorrem nas classes de crianças.
Considerando que os crentes são a luz do mundo e o sal da terra, e uma bênção para toda a sociedade, e que pelo menos 85% deles se tornaram crentes antes dos 15 anos de idade, chegaremos à conclusão de que, se quisermos ter um mundo melhor amanhã, devemos evangelizar com mais intensidade e sabedoria as crianças de hoje.
Os homens incrédulos de hoje, em sua grande maioria, não ouviram de Cristo na infância.
Pensemos em alguns homens famosos da história recente. Você certamente já ouviu falar de Hitler, Stalin, Mao Tse-Tung e Billy Graham. Por causa das decisões que Hitler tomou, morreram 55 milhões de pessoas na Europa. Por causa das decisões de Stalin, morreram 30 milhões de pessoas na Rússia. Por causa das decisões de Mao Tse-Tung, morreram 25 milhões de pessoas na China. Por intermédio do ministério de Billy Graham, muitos milhares de pessoas vieram a Cristo em todo o mundo.
Billy Graham, o maior evangelista de todos os tempos, recebeu a Cristo como seu Salvador quando ainda era criança. A História teria sido muito diferente se Hitler, Stalin ou Mao Tse-Tung, tivessem sido levados a ter uma relação pessoal com Jesus Cristo na infância.
3. EVANGELIZE HOJE O HOMEM DE AMANHÃ
Muitos líderes evangélicos têm asseverado que o evangelismo de crianças é frutífero.
D. L. Moody disse: "Eu creio que, se as crianças têm idade suficiente para vir à Escola Dominical, elas têm idade suficiente para vir ao Calvário. Vamos abrir nossas mentes e que Deus nos ajude a ganhar as crianças para Cristo."
C. H. Spurgeon afirmou: "Geralmente tenho encontrado um conhecimento mais claro do Evangelho e um amor mais fervoroso a Cristo na criança convertida do que no adulto convertido. Elas não precisam abandonar a incredulidade e as noções erradas que impedem tantos de aceitar o Evangelho". E ainda acrescentou: "Uma criança de cinco anos, devidamente instruída, pode verdadeiramente crer e ser regenerada tanto quanto um adulto."
Pr. Artur Gonçalves escreveu: "As maiores vítimas dos males da nossa sociedade estão sendo as crianças. É das crianças que vêm os mais angustiantes apelos. Para construirmos um mundo melhor, concentremos nossos esforços nas crianças. Para expandirmos o reino de Deus, demos prioridade à evangelização das crianças."
Durante o 2º Congresso Nacional da APEC da Argentina, o Pr. Samuel Libert, um dos oradores, assim se expressou: "As crianças são as mensagens viventes que mandaremos para uma época futura, na qual não estaremos."
Que tipo de mensagens enviaremos para o próximo milênio? Será que as crianças que alcançamos hoje para Cristo serão os homens que amanhã anunciarão o precioso Evangelho às futuras gerações?
Que mensagens vivas estamos enviando? Serão mensagens de ódio ou de amor? Da mentira ou da verdade? De pecado ou de santidade?
Evangelizemos já o homem de amanhã!
4. ABRINDO PORTAS PARA A EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Abra primeiro a porta do seu próprio coração. Por que seu coração é fechado para o ministério entre as crianças? Por que toda esta resistência à evangelização dos pequeninos? Por que toda esta indiferença quanto a influenciar a criança com a memorização das Escrituras?
Vamos abrir um espaço em nossa vida para alcançar as crianças para Cristo, sem barreiras e nem oposição.
Abra depois a porta de sua própria casa. Por que não abrir a porta do seu lar para que as crianças da sua vizinhança possam vir a ser instruídas pela Palavra de Deus?
Por que não abrir a porta do seu lar para a realização da Classe de Cinco Dias na época das férias? Este ministério, através de seu programa dinâmico que inclui cânticos, memorização de versículos, brincadeiras, história missionária e lição bíblica, visa dar oportunidade às crianças para receberem a Cristo. Por que não abrir a porta de seu lar para a realização da Classe de Boas Novas, durante uma hora por semana, para dar crescimento espiritual às crianças?
Abra também a porta de sua igreja. Por que não investir mais no treinamento dos professores e líderes do Departamento Infantil? No melhor material didático? Na realização de múltiplos ministérios como Escolas Bíblicas de Férias, Campanhas Evangelísticas, etc.
Uma igreja de portas abertas para as crianças certamente irá crescer!
5. DEPENDE DE QUEM?
Um menino, de seis anos idade, foi interrogado:
— O que você vai ser quando crescer?
A resposta foi dada com toda a tranqüilidade:
— Bandido... ou missionário.
— O quê?! — exclamou admirado o adulto. — Como assim?
— Depende de quem me ganhar primeiro — completou rapidamente o garoto.
Realmente, depende de quem ganhá-lo primeiro!
É urgente e prioritário alcançar as crianças com a mensagem do Evangelho. Não há tempo a perder. Se negligenciarmos a criança, uma geração inteira se perderá. Depende de cada um de nós.
Alcancemos as crianças com a Palavra de Deus. Evangelizemos hoje o homem de amanhã! Lembremos das palavras do Senhor Jesus Cristo: "Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que um só destes pequeninos se perca" (Mateus 18:14).
6. EVANGELIZE A FUTURA GERAÇÃO
Tome como divisa as palavras do Senhor Jesus Cristo que estão registradas em Mateus 18:5 – "E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe." e como tema a frase: ABRINDO A PORTA ÀS CRIANÇAS, lançando-se assim ao desafio de alcançar as crianças em todo o Brasil.
Você pode realizar, por exemplo, CLUBES DE CINCO DIAS, cujo principal objetivo é levar crianças à salvação em Cristo.
O CLUBE DE CINCO DIAS é um ministério planejado para alcançar as crianças da vizinhança. Quando um lar cristão, cheio do amor de Deus, abre suas portas para as crianças com um caloroso convite: "Venha como você está!", este lar abre, na verdade, o caminho para a salvação da criança e da família, pois acaba vencendo a indiferença e o preconceito que há em tantas famílias, impedindo-as de vir à igreja.
Embora este CLUBE DE CINCO DIAS possa ser realizado em qualquer época do ano, o período das férias tem sido o mais favorável e é excelente quando o clube pode ter a participação de jovens da Igreja, que podem ser treinados para este ministério.
O CLUBE DE CINCO DIAS é dinâmico: os cânticos, as brincadeiras bíblicas, a memorização de versículos, as histórias missionárias emocionantes e as lições bíblicas visualizadas, num programa de uma hora, cada dia, produzem um grande impacto na vida da criança que dele participa.
O ministério do CLUBE DE CINCO DIAS é também uma estratégia preciosa e frutífera para uma igreja que deseja crescer, não só em quantidade (novas famílias vindo à Igreja), como também em qualidade (mais pessoas da própria Igreja envolvidas no serviço e no testemunho, e sendo treinadas para isto).
A APEC coloca à disposição todo o material necessário para a realização destes Clubes: convites para as crianças, lições bíblicas e missionárias, lembretes dos versículos para as crianças, cânticos ilustrados, livreto de orientação para este ministério, folha de chamada para marcar a presença das crianças no CLUBE, etc.
Vamos abrir a porta dos nossos corações. Vamos abrir a porta das nossas casas. Vamos abrir a porta das nossas igrejas. Vamos juntos ABRIR A PORTA ÀS CRIANÇAS.
Em todo o Brasil, milhares destes CLUBES DE CINCO DIAS serão realizados agora, no mês de julho, através dos alunos dos cursos da Aliança Pró Evangelização das Crianças que são ministrados em quase todas as capitais do país.
Ore por estes CLUBES e realize também o seu, na sua própria casa.
Gilberto Celeti

Nenhum comentário:

Postar um comentário