segunda-feira, 22 de junho de 2009

MENSAGEM - Cura Interior


 

Cura Interior


TEMA DE HOJE: "A arte de aprender a ouvir"


Qual é o significado da palavra OUVIR?

Ouvir é uma das maravilhas que Deus proporcionou na vida do Ser humano, que nem sempre é usado de maneira aproveitosa.

Em nossa existência, somos diariamente confrontados pelas tristezas, desesperos, aflições, decepções e tantas outras memórias e experiências que infelizmente nos dilaceram como uma navalha bem afiada.

Costumo dizer que a nossa mente tem um mecanismo de defesa muito bom contra raízes amargas que buscam encontrar "chão" em nossas vidas, raízes que buscam terra fértil para arraigar toda sorte de mazelas.

O nosso mecanismo de defesa é sentirmos tristezas quando algo não está bem em nossas vidas.

E isto a priori é muito bom, significa que algo não vai bem e precisa ser concertado. O problema é que nem sempre somos cooperadores de nossas mentes, não as - ajudamos a "concertar" aquela "anomalia" que está nos afetando.

Você já percebeu que quando estamos feridos e loucateados pela vida, ou pelos "outros", aliás, quem são os outros? Quem mais sofre? Quem mais perde?

A nossa natureza foi moldada para não sentirmos rancores, mas infelizmente devido ás circunstâncias, nos levam a depreciar-nos a ponto de sentirmos pequenos e totalmente engessados pelos ambientes em que estamos expostos.

Jesus Cristo um dia nos ensinou que deveríamos amar o próximo da mesma maneira que nos amamos e independente de suas atitudes em relação a nós.

Quando liberamos perdão, este é para o nosso próprio favor e também para aquele que estamos perdoando, porém quem sai mais beneficiado com o perdão somos nós mesmos.


OUVIR: Não é apenas escutar (que é um dos sentidos) de nosso corpo como, por exemplo, o olfato: sentido pelo qual se percebem os odores, (cheiro); visão: o sentido da vista; tato: O sentido pelo qual temos o conhecimento da forma, temperatura, consistência, pressão, estado da superfície e peso dos objetos e a audição: o sentido por meio do qual se percebe os sons, que é o ato ou o processo de ouvir.


NÃO SE TRATA APENAS DA FUNCÃO FISIOLÓGICA DE CADA SENTIDO EM NOSSO ORGANISMO, ouvir na esfera emocional e espiritual é atender aquilo que você necessita para saciar o seu coração, desprender daquela revolta que está consumindo a sua vida, é liberar a cura para você mesmo, é ser seu próprio amigo. O nosso maior inimigo não é satanás e sim nós mesmos. Nem sempre somos amigos de nós memos, isto é uma pena.


OUVIR: perceber pelo sentido da audição a mensagem a qual está sendo transmitida. Tomar conhecimento, filtrar aquilo que está sendo dito para você.


NEM SEMPRE UMA CRÍTICA QUE É PARA VOCÊ ALGO DESTRUTIVO DEVERIA SURTIR UM EFEITO FRUSTRATIVO.


QUEM IRÁ DECIDIR ISTO SERÁ VOCÊ, LEMBRE-SE SOMENTE VOCÊ!

AQUILO QUE AS PESSOAS FALAM DE NÓS PODERÁ SER ALGO REALMENTE ERRADO E INJUSTO, OU PODERÁ TAMBÉM SER ALGO QUE NÃO QUEREMOS ACEITAR, POR SE TRATAR DE NÓS.


NEM SEMPRE PODEMOS ESCOLHER AQUILO QUE QUEREMOS OUVIR, PORÉM PODEMOS TRANSFORMAR TUDO AQUILO EM QUE OUVIMOS EM ALGO QUE IRÁ LAPIDAR E TRANSFORMAR CADA VEZ MAIS A NOSSA VIDA.


Um dos meus versículos prediletos: Prov. 24:10 -11: " Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

V.11: "Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos.".


OUVIR É CAPTAR UMA MENSAGEM E CONCERTÁ-LA, ARRUMÁ-LA, FAZER DELA UMA BENÇÃO EM SUA VIDA E NÃO UMA MALDIÇÃO.

O MAIOR ERRO DO SER HUMANO, E POR SER TRATAR DE SERES HUMANOS, ISTO SE RESUME A MIM E A VOCÊ, É PSICOADAPTARMOS O NOSSO ESTADO DE CONSCIÊNCIA COMO UMA ÁRVORE QUE EM TODO TEMPO PRODUZ FRUTOS AMARGOS.

Ou seja, nos habituamos com aquelas situações amargas, já não sentimos esperanças e desejos de mudanças, como se estivéssemos adormecidos com aquelas lesões.

Precisamos aprender trabalhar com os nossos sentimentos, produzir outros frutos.

Por exemplo: se alguém fala mal de você, em vez de produzir um fruto em seu coração amargo, produza um fruto delicioso, de que maneira? Trabalhando com aquele momento triste que você vivenciou através daquela experiência desagradável. Dê a volta por cima, não se vingando daquela pessoa, mas compreendendo a sua atitude.

Mateus Cap.05:39-41 "eu porém vos digo: Não resistais o homem mau. Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser demandar contigo e tirar-te a túnica deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas"


As Sagradas Escrituras é o melhor guia de "auto ajuda" que o homem conheceu e conhecerá, pois na verdade é muito mais que "auto-ajuda" é a cura de suas feridas, o caminho de uma vida saudável e feliz, não somente ajudará você resolver os seus problemas, como também mostrará a fascinante vida e propósito que Deus tem para você.

Rick Warren, um pastor americano diz que a bíblia é o manual de nossas vidas, ele está corretíssimo!

Se todos nós déssemos à outra face, sabendo conduzir com sabedoria os relacionamentos difíceis que ás vezes nos norteia, seguramente sempre estaríamos desarmando a fúria do outrem.

Exemplo: Mas pastor, o Zé do Peixe falou mal de mim, ele vai ver o que eu vou fazer com ele, ele me paga!!!!!!!!!!!!!!


● Salmo 6.9 diz: "O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor acolhe a minha oração".

Precisamos realmente aprender e aprender significa nos disciplinarmos em lançar as nossas ansiedades na presença do Deus Altíssimo, aleluia!


É NECESSÁRIO ATENTAR-SE PARA AQUILO QUE DEUS DESEJA FALAR PARA VOCÊ: 1 Pedro Capítulo 05, versículo 07: "Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós".


Sl. 40.1: "Esperei confiantemente pelo Senhor; e ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro".

V.2: "Tirou-me de um poço de perdição, de um tremendal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.".


Esta é a parte de Deus em relação ás nossas vidas.


● E A NOSSA PARTE?

1o Cor. 11.1: "Sede imitadores de Cristo"

OUVIR É UM DOM DE DEUS!


PRECISAMOS APRENDER A "OUVIR" DEUS FALAR!


Eclesiastes Cap. 5.1 diz: "Chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolo, pois não sabem que fazem mal."


Prov. 18.13 – diz: "Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha.". Em outras palavras como diz o ditado: precisamos aprender engolir sapo!

Ecles. 7.5: - "Melhor é ouvir a repreensão do Santo do que ouvir a canção do insensato."


● Gostaria de concluir ainda com duas lições:


1a Lição: Precisamos aprender a se esvaziar para ouvir o que Deus e muitas vezes as pessoas têm para nos dizer e não o que queremos simplesmente ouvir.


2a Lição: Interpretar o que as palavras não disseram e o que as imagens não revelaram. (Ter discernimento quando ouvir algo, não julgar antes de ter certeza sobre aquela crítica ou um questionamento que você recebeu).



Como palavra final desta mensagem gostaria deixar os seguintes versículos:


- PROV. 24: 13 E 14: Filho meu, saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao teu paladar. Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança."


QUE DEUS TE ABENÇOE EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO, AMÉM!



Pastor Claudinei Krepski - Igreja Evangélica Fonte de Vida – Dourados-MS-

Bacharel em Teologia.



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário