segunda-feira, 11 de maio de 2009

ZAQUEU E SUAS LIÇÕES

ZAQUEU E SUAS LIÇÕES

Estava meditando hoje no texto de Lucas 19:1-10 e esse texto tão conhecido falou muito ao meu coração e tenho certeza de que falará também ao coração do amável leitor. O primeiro verso diz que Jesus entrou na cidade de Jericó e "ia passando". Jericó era somente um local de passagem, pois o destino do Mestre era Jerusalém, como todos sabem. Ora, quando pretendemos ir a algum lugar, as coisas que estão à margem do nosso caminho é secundário. Às vezes paramos para um breve descanso, para nos alimentar, abastecer o carro ou para atender qualquer situação momentânea, mas o nosso alvo é o local onde queremos chegar. Na agenda de Cristo, foi diferente, apesar de não haver qualquer compromisso aparente marcado para Jericó naquele dia, Jesus bem sabia que algo maravilhoso estava para acontecer. Alguém estava precisando dele e esse alguém era Zaqueu cujo nome Jesus já sabia. Como é bom quando alguém nos conhece pelo nome. Jesus nos conhece pelo nome e sabe exatamente onde estamos e o que fazemos.
O texto nos diz que Zaqueu era chefe dos publicanos e era rico, mas diz também que ele era de baixa estatura. Se fosse hoje, uma pessoa com o perfil de Zaqueu, chefe dos publicanos e detentora de riquezas materiais iria mandar alguém entregar um cartão de visita com os números de seus telefones e endereço eletrônico pedindo para que Jesus entrasse em contato para marcarem um café, pois queria muito travar conhecimento com Jesus, porém, esse não seria o comportamento que levaria Jesus a atender a vontade de Zaqueu.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, e não podia, por ser pessoa de baixa estatura. Todos aqueles que procuram conhecer Jesus, encontram obstáculos e com Zaqueu não foi diferente. A mulher do fluxo de sangue queria tocar em Jesus e teve que fazer uma ginástica tremenda para conseguir em meio à multidão, tocar nas vestes de Jesus. O Cego Bartimeu não conseguia enxergar e, além disso, a turba fazia um barulho enorme, mas em meio ao vozerio, Jesus ouviu aquela voz que clamava: "Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim." Noutro texto, Jesus está falando a um grupo dentro de uma casa e ninguém mais podia entrar naquele local. Quatro amigos, conduzindo um paralítico notaram que o obstáculo era quase que intransponível, mas a vontade de chegar até onde estava Jesus era tal que eles subiram ao telhado e tiraram as lajotas que recobriam a casa e desceram o homem por umas cordas amarradas à cama. Talvez esse obstáculo esteja agora diante de você como um desafio agudo à sua fé. A Bíblia diz que o justo viverá da fé e se ele recuar, o Senhor não tem prazer nele. Não desanime, siga em frente em direção a Jesus e ele te atenderá e ouvirá.
Zaqueu, o publicano tinha um desejo profundo de ver quem era Jesus. Isso confronta com muitos cristãos nominais que vão à igreja para exibir sua indumentária, suas jóias, suas habilidades musicais, sua oratória e retórica, todavia, se esquecem que o culto tem como figura central o homem de Nazaré, o Desejado das Nações. Muitos vão à igreja para olhar a vida dos outros. Paulo diz que devemos olhar para Jesus, autor e consumador da fé.
Diz o texto que Zaqueu "correu adiante", isto é, ele se adiantou à multidão, subiu numa figueira brava e ali ficou aguardando Jesus passar. Tenho certeza de que as pessoas, ao verem aquele "baixinho" correndo e logo em seguida subindo na figueira brava, devem ter pensado com seus botões: __"Esse indivíduo está maluco". Quando temos um alvo não podemos pensar na postura crítica dos outros. Tudo o que fizermos tendo em mira o nosso desejo de nos achegarmos ao Senhor, será levado em conta por Ele. A nossa fé é medida pela nossa conduta e sem fé é impossível agradarmos a Deus.
Os dois ladrões estavam a uma distância igual em relação a Cristo, todavia, um deles preferiu zombar do Mestre crucificado, mas o outro pode pediu: __ Lembra-te de mim quando entrares no teu reino. Duas condutas diferentes para pessoas que estavam em igual situação.
Jesus surpreende Zaqueu pois o texto diz que ele olhou para cima e viu Zaqueu e certamente a sua necessidade de salvação. Quantas pessoas com seu problemas existenciais são levadas ao suicídio, às drogas e à busca dos prazeres da carne, tudo na tentativa de preencher o vazio de suas almas. O dinheiro de Zaqueu dava-lhe condições de freqüentar as melhores festas e de desfrutar do bom e do melhor em termos materiais, mas o que poderia satisfazer sua sede era a Água viva e quem poderia saciar sua fome era somente o Pão da Vida, Jesus de Nazaré.
Jesus pára e olha firmemente para Zaqueu e seus lábios iniciam uma frase tão comovente: ___Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. Agora se justifica a corrida de Zaqueu, pois o mestre dá a entender que o que tem para Zaqueu era algo urgente, por isso, determina "desce depressa". Muitas pessoas acham que Jesus tem lugar em suas vidas, mas isso pode ser protelado para alguns anos mais tarde, mas Jesus está dizendo que devem vir a ele depressa, por que "hoje" é o dia em que deseja entrar na vida delas. Não podemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje, o dia de amanhã não nos pertence.
Diz o texto que Zaqueu "apressou-se", "desceu" e "recebeu" Jesus gostosamente. A urgência do chamado de Jesus fez Zaqueu se apressar, descer e receber. Muitos permanecem em seus verdadeiros pedestais e dizem não ter tempo para Jesus e também não podem descer para recebê-Lo, todavia, aqueles que reconhecem em Cristo o enviado de Deus para salvação da humanidade, recebem Jesus com alegria, pois o Espírito Santo convence essas pessoas que devem deixar o pecado e se achegar a Jesus através do seu sangue vertido na cruz, para que sejam livres da condenação eterna.
Recordo-me que minha prima ao ser convidada por minha mãe para ir à igreja respondeu: __ Tia, eu sou muito grande, não vou caber em sua igreja. Minha irmã, tinha uns seis ou sete anos e na mesma hora falou: __Prima, se você não cabe dentro de uma igreja, como é que Deus vai caber no seu coração? Precisamos nos humilhar e nos aproximar de Deus, caso contrário seremos irremediavelmente arruinados pela nossa soberba.
Depois de Zaqueu descer e receber Jesus, diz o versículo 8 que Zaqueu se levantou. Tudo indica que ele estava em posição de adoração a Jesus. Ele se levanta com o coração convertido e diz: __Senhor, eis que dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
Sem dúvida a conversão traz ao homem o reconhecimento da necessidade de corrigir suas atitudes no relacionamento com Deus e com os semelhantes. Jesus enfatiza que naquele dia entrou salvação naquela casa e produz a melhor síntese do seu ministério: "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
Não podemos perder Jesus de vista, temos que ficar bem próximos dele, pois ele deseja manter uma comunicação conosco e deseja, sobretudo, transformar as nossas vidas dando sentido a cada palmo do caminho que trilhamos.
Carlos Roberto de Souza - Pastor da Assembléia de Deus e Juiz de Direito em São Paulo.

CRÉDITOS PARA – KARLA - (MOGI DAS CRUZES -SP) – GRUPO: TROCA ATIVIDADE BIBLICA

NOSSO GRUPO
http://groups.google.com.br/group/troca-atividades-biblicas

Picasa da Karla - http://picasaweb.google.com.br/karlaprofebd

Nenhum comentário:

Postar um comentário