terça-feira, 12 de maio de 2009

Orientações para Ensinar Alunos Adultos

Orientações para Ensinar Alunos Adultos
1. Não trate o adulto como se fosse criança. Experiências desagradáveis na escola, pode ter sido a causa do abandono escolar
2. Nunca ria dos erros ou permita que os demais alunos façam.
3. A maneira como você corrige os erros dos alunos fará a diferença no conhecimento que você pretende que eles alcancem.
4. Nunca diga: “Não, está errado”, ou “Vocês não sabem isto? E sim: “Isto pode melhorar”!
5. Não pergunte algo que não foi ensinado.
6. Fale o menos possível. Estimule que eles falem.
7. Torne o estudo o mais interessante possível.
8. Leve em conta seu interesse e necessidade.
9. Respeite suas experiências, sua cultura e seu ritmo de aprendizagem.
10. Não use o termo “Analfabeto”, pode ser ofensivo.
11. É importante conversar sobre o “compromisso”.
12. Quando não puder comparecer a aula, providencie um substituto.
13. Lembre-se, você tem uma classe heterogenia. Cada um possui um grau de conhecimento diferente.
14. Organize atividades práticas onde o aluno possa aplicar o que foi ensinado.
15. Estimule a troca de idéias e conhecimentos, uns com os outros, assim estarão reforçando o aprendizado e a confiança em si mesmos.
16. Dê oportunidade para que os alunos tragam assuntos da comunidade onde moram para serem trabalhados em sala, isto torna o ensino mais significativo.
17. Ensine coisas práticas, do dia a dia, de uso imediato.
18. Anime para que sigam aprendendo, mesmo após terminado o curso.
19. Cada dia avalie o aprendizado da aula anterior.
20. A avaliação deve ser individual. Você pode avaliar observando as atividades realizadas pelos alunos, revisando suas tarefas.
21. Se os alunos conseguirem entender o que estão lendo e escrever o que desejam dizer, então você terá alcançado seu objetivo.
Começando
1. Na primeira aula apenas observe.
2. Faça um pequeno registro para poder trabalhar as diferenças de cada um.
3. Se existir muita diferença de aprendizagem entre os alunos, forme grupos de acordo com o nível de conhecimento e organize atividades apropriadas para cada um deles.
4. Receba alegremente seu aluno
5. Faça uma Oração antes do início das aulas
6. O Texto bíblico, a ser trabalhado deve estar bem visível. Ele deve ser a base de cada aula.
7. Providencie diversos materiais como alfabeto ilustrado, cartazes com as sílabas, crachá com o nome dos alunos, letras móveis, jogos

Exemplo de Aula
1. Os alunos observam o cartaz com o texto (por exemplo a história de Naamã).
2. O professor lê em voz alta
3. Os alunos são incentivados a comentar sobre a história.
4. Com a ajuda dos alunos o professor faz uma listagem de nomes dos personagens, dos lugares apresentados, dos objetos também,
( Naamã, menina, esposa, carruagem, rio, banho, servos, profeta...)
5. Utilizando os nomes listados criar um resumo na lousa
6. Os alunos copiam o texto, identificam e sublinham as palavras da listagem
7. O professor pode preparar atividades com os nomes:- completar lacunas : Na_mã m_n_na- ditado de palavras- formação de frases- montagem das palavras com cartaz de pregas ou alfabeto móvel.
8. Os alunos podem ser divididos em grupos ou duplas de estudo.

CRÉDITOS PARA: Zuka Raymundo DO BLOG "Vida de Profa".

Um comentário:

  1. Obrigada por valorizar minha pesquisa, devo acrescentar que fiz uma compilação das sugestões do Ministério da Mulher da Igreja Adventista do 7° Dia e das dicas da professora Analuci.

    ResponderExcluir