terça-feira, 12 de maio de 2009

Como utilizar melhor a Apostila de Alfabetização



 
 

Enviado para você por Edmara através do Google Reader:

 
 

via *♥*´¯` MINHA PAIXÃO: ALFABETIZAÇÃO ´¯`*♥* de glaucerossi@terra.com.br em 15/04/08

As atividades desenvolvidas na Apostila de Alfabetização estão relacionadas com o ensino construtivista e o letramento.
Acredito na proposta de ensino em que aprender é um processo de construção do conhecimento que é realizado pelo educando, onde o aluno é um agente e não um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é "ensinado".

A apostila contém atividades de leitura e/ou escrita. Dependendo da maneira como você aplica as atividades e as suas intervenções junto aos alunos, você estará trabalhando com a leitura e/ou a escrita. O mesmo ocorre se for feita em individual, em duplas ou no coletivo, se for feita com ajuda ou sem ajuda, se for realizada com ou sem consulta...
Exemplo:
A atividade de escrita de uma parlenda: se você pedir para eles escreverem a parlenda individualmente, sua atividade envolve só a escrita, mas se você pedir para eles escreverem e lerem para você ou para o colega, sua atividade será de escrita e também de leitura.

Por isso é importante você identificar o objetivo de sua atividade. Isto lhe ajudará no modo de intervenção que favoreça a reflexão da criança sobre a escrita.

Também é relevante conhecer os níveis de aquisição da escrita dos seus alunos, fazendo anteriormente a avaliação diagnóstica, ou seja, a sondagem da escrita.

Outro fator necessário é organizar agrupamentos (duplas) em que um possa ajudar o outro.
As duplas podem ser agrupadas em função do que os alunos já sabem sobre a escrita:
v Pré-silábicos com silábicos;
v Silábicos com valor sonoro com silábicos sem valor sonoro;
v Silábicos-alfabéticos com alfabéticos;
v Alfabéticos com alfabéticos.

Cada atividade deve ser sempre planejada e o seu formato pode variar em função das hipóteses dos seus alunos.
Exemplos:
Música para ordenar:
Os pré-silábicos e silábicos podem ordenar versos, enquanto que os silábicos-alfabéticos podem ordenar palavras e os alfabéticos podem ordenar as letras das palavras formando os versos da música. Isto torna a atividade mais desafiadora.

Por todas essas considerações, as cento e vinte atividades da Apostila podem ser adaptadas aos diferentes níveis de aquisição da escrita de seus alunos.
Faça as adaptações de acordo com as hipóteses de seus alunos, isso facilitará o seu trabalho, já que uma mesma atividade pode ser trabalhada com todos os alunos, sejam eles não-alfabéticos e alfabéticos.

Durante as atividades circule pela sala e faça perguntas problematizadoras a partir do que você possui sobre o que eles sabem, que possam fazê-los refletir sobre suas hipóteses.
É pensando sobre a escrita que se aprende a ler e a escrever.

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

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