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via *♥*´¯` MINHA PAIXÃO: ALFABETIZAÇÃO ´¯`*♥* de glaucerossi@terra.com.br em 15/04/08
As atividades desenvolvidas na Apostila de Alfabetização estão relacionadas com o ensino construtivista e o letramento.
Acredito na proposta de ensino em que aprender é um processo de construção do conhecimento que é realizado pelo educando, onde o aluno é um agente e não um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é "ensinado".
A apostila contém atividades de leitura e/ou escrita. Dependendo da maneira como você aplica as atividades e as suas intervenções junto aos alunos, você estará trabalhando com a leitura e/ou a escrita. O mesmo ocorre se for feita em individual, em duplas ou no coletivo, se for feita com ajuda ou sem ajuda, se for realizada com ou sem consulta...
Acredito na proposta de ensino em que aprender é um processo de construção do conhecimento que é realizado pelo educando, onde o aluno é um agente e não um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é "ensinado".
A apostila contém atividades de leitura e/ou escrita. Dependendo da maneira como você aplica as atividades e as suas intervenções junto aos alunos, você estará trabalhando com a leitura e/ou a escrita. O mesmo ocorre se for feita em individual, em duplas ou no coletivo, se for feita com ajuda ou sem ajuda, se for realizada com ou sem consulta...
Exemplo:
A atividade de escrita de uma parlenda: se você pedir para eles escreverem a parlenda individualmente, sua atividade envolve só a escrita, mas se você pedir para eles escreverem e lerem para você ou para o colega, sua atividade será de escrita e também de leitura.
A atividade de escrita de uma parlenda: se você pedir para eles escreverem a parlenda individualmente, sua atividade envolve só a escrita, mas se você pedir para eles escreverem e lerem para você ou para o colega, sua atividade será de escrita e também de leitura.
Por isso é importante você identificar o objetivo de sua atividade. Isto lhe ajudará no modo de intervenção que favoreça a reflexão da criança sobre a escrita.
Também é relevante conhecer os níveis de aquisição da escrita dos seus alunos, fazendo anteriormente a avaliação diagnóstica, ou seja, a sondagem da escrita.
Outro fator necessário é organizar agrupamentos (duplas) em que um possa ajudar o outro.
As duplas podem ser agrupadas em função do que os alunos já sabem sobre a escrita:
v Pré-silábicos com silábicos;
v Silábicos com valor sonoro com silábicos sem valor sonoro;
v Silábicos-alfabéticos com alfabéticos;
v Alfabéticos com alfabéticos.
Cada atividade deve ser sempre planejada e o seu formato pode variar em função das hipóteses dos seus alunos.
Exemplos:
Música para ordenar:
Os pré-silábicos e silábicos podem ordenar versos, enquanto que os silábicos-alfabéticos podem ordenar palavras e os alfabéticos podem ordenar as letras das palavras formando os versos da música. Isto torna a atividade mais desafiadora.
Por todas essas considerações, as cento e vinte atividades da Apostila podem ser adaptadas aos diferentes níveis de aquisição da escrita de seus alunos.
Faça as adaptações de acordo com as hipóteses de seus alunos, isso facilitará o seu trabalho, já que uma mesma atividade pode ser trabalhada com todos os alunos, sejam eles não-alfabéticos e alfabéticos.
Durante as atividades circule pela sala e faça perguntas problematizadoras a partir do que você possui sobre o que eles sabem, que possam fazê-los refletir sobre suas hipóteses.
É pensando sobre a escrita que se aprende a ler e a escrever.
v Pré-silábicos com silábicos;
v Silábicos com valor sonoro com silábicos sem valor sonoro;
v Silábicos-alfabéticos com alfabéticos;
v Alfabéticos com alfabéticos.
Cada atividade deve ser sempre planejada e o seu formato pode variar em função das hipóteses dos seus alunos.
Exemplos:
Música para ordenar:
Os pré-silábicos e silábicos podem ordenar versos, enquanto que os silábicos-alfabéticos podem ordenar palavras e os alfabéticos podem ordenar as letras das palavras formando os versos da música. Isto torna a atividade mais desafiadora.
Por todas essas considerações, as cento e vinte atividades da Apostila podem ser adaptadas aos diferentes níveis de aquisição da escrita de seus alunos.
Faça as adaptações de acordo com as hipóteses de seus alunos, isso facilitará o seu trabalho, já que uma mesma atividade pode ser trabalhada com todos os alunos, sejam eles não-alfabéticos e alfabéticos.
Durante as atividades circule pela sala e faça perguntas problematizadoras a partir do que você possui sobre o que eles sabem, que possam fazê-los refletir sobre suas hipóteses.
É pensando sobre a escrita que se aprende a ler e a escrever.
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