quarta-feira, 1 de julho de 2009

ENSINO - ESTUDO SOBRE EVANGELISMO

CREDITOS PARA: -- Wagner -- <euacreditosim@gmail.com>
BY: **((troca atividade biblica))** ESTUDO SOBRE EVANGELISMO


ESTUDO SOBRE EVANGELISMO
Por
Pr. Cristiano Domingues

O QUE É EVANGELIZAR

Devemos primeiramente saber que os teólogos tem opiniões diferentes a respeito do que significa evangelizar, existindo dois pontos principais:

1. Evangelizar é a exposição do Evangelho de tal maneira que o ouvinte possa tomar uma decisão consciente a favor ou contra Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

2. Evangelizar é a apresentação do Evangelho seguida da conversão do ouvinte.

Na primeira afirmação vimos a situação em que a pessoa ouve o palavra e chega a conclusão de que esta ou não em condições de seguir a Jesus, quando portanto considera-se esta evangelizada.

Na segunda afirmação vimos que uma pessoa se torna totalmente evangelizada somente quando aceita Jesus em sua vida.

Vamos indicar dois exemplos bíblicos de evangelização para que a luz da palavra de Deus, possamos chegar ao verdadeiro significado de evangelizar.

Ler em classe

Atos 26.1-28 – Paulo testemunha perante o rei Agripa

( Vimos primeiramente no vers. 3 que Paulo pede ao rei sua atenção e paciência, depois começa sua defesa dando o testemunho de sua própria vida e falando das perseguições que tivera executado contra os cristãos, depois passa a testemunhar como sua vida foi transformada, como sucedeu sua conversão, de como o próprio Jesus falou em sua vida, e obediente a voz do Senhor tem feito a vontade do Senhor, com isso no vers. 27 lança a pergunta ao rei Agripa, Crês tu nos profetas, rei Agripas?, afirmando que sabia que ele cria, sendo que no versículo seguinte, vimos a resposta do rei que não negou a interrogativa de Paulo, mas respondeu somente que se Paulo acreditará que se em tão pouco tempo poderia torna-lo um Cristão. No versículo 29 vimos a fé de Paulo, quando declara que acredita, que em pouco ou em muito tempo, se tornarão como ele, mas com a liberdade de poder falar sem sofrer "perseguições"(Exceto estas algemas).Podemos dizer que ele Agripa recebeu informação suficiente para aceitar, mas preferiu recusar, portanto conciêntemente Agripa recusou a palavra podendo conforme o item 1 considera-lo evangelizado)


Mateus 13.1-23 – A parábola do semeador

( vimos nesta passagem quatro tipos de solo (pessoas = coração do homem) que receberam a semente (palavra) e tiveram diferentes reações, o primeiro ouve a mensagem mas não entende, satanás vem e tira o que foi semeado neles, impedindo que a palavra brote em seus corações, essas pessoas a "beira do caminho" foram semeadas, receberam de alguma forma todas as informações necessárias, mas, permitiram de alguma forma que esta palavra surtisse efeito em suas vidas onde podemos dizer que conforme o item 1 considera-lo evangelizado. O segundo, ouviu a mensagem aceitou logo com alegria, porem durou pouco por não ter raiz, devido aos sofrimento e perseguições por causa da mensagem, faltou em seu coração o desejo de levar a sério a conversão, o terceiro ouviu e recebeu, mas não entendeu e consequentemente, a verdade não permaneceu em seu coração, devido também a mensagem ter sido sufocada pelos desafios pressões do mundo, o fizeram se afastar desta verdade, não levou a sério a vida com Jesus, mas, segundo o item 1 foi evangelizado, porem, segundo o item 2 não foi evangelizado por não ter se convertido, já o quarto recebeu a palavra de verdade e houve fruto o que causou a conversão, sendo estas as únicas a serem evangelizadas de fato segundo o item 2.).

Portanto após lermos estas duas passagem bíblicas chegamos a conclusão de que evangelizar é plantar a semente sabendo que ela tem potencial para crescer e dar fruto, ou seja, falar do evangelho de Jesus com a convicção de que haverá transformação e resultado prático na vida daquele que esta recebendo a palavra da verdade. Podemos considerar que uma pessoa não foi evangelizada quando a semente não foi lançada, quando a palavra da verdade não foi professada.


Minha Fonte:
TEMPOS DE AVIVAMENTO


--
-=oO[ Wagner ]Oo=-

"Quando lhe pediram para descrever a amplitude do seu amor, Jesus abriu um braço para a direita e o outro para a esquerda, e colocou as mãos na posição em que foi pregado, para que você soubesse que Cristo morreu por amá-lo."
Max Lucado.


♫ "Meu filho", disse o pai, "trate todo mundo com cortesia, mesmo aqueles que forem rudes para com você; lembre-se que você mostra cortesia a outros, não porque eles são gentis, mas porque você é." O cristão, dirigido pelo Senhor, mostra as qualidades características de um filho de Deus, independente da maneira como os demais agem com ele

--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~

Nenhum comentário:

Postar um comentário